A internet atualmente é algo que quase todo mundo tem acesso, seja em casa, com notebook ou computadores de mesa, ou pelo celular.

A grande vantagem de ter um telefone móvel com acesso a internet é que você pode acessar suas redes sociais, email, e outros sites de qualquer lugar, desde que tenha acesso a uma rede wifi ou um plano de dados móveis.

Os planos de dados são disponibilizados por operadoras de telefonia móvel e podem ter tecnologia 2G, tecnologia 3G ou tecnologia 4G.

Nesse artigo vamos explicar o que é a tecnologia 3G, uma vez que ela é uma das mais utilizadas, quais a vantagens e desvantagens desse serviço. Confira!

Quando surgiu a tecnologia 3G

A tecnologia 3G surgiu com a terceira geração dos telefones móveis, sua antecessora é a tecnologia 2G, que já engloba os celulares digitais, porém sua velocidade é inferior a da tecnologia 3G.

Um exemplo simples da diferença entre as duas opções de tecnologia é que quando se usa o 2G para baixar uma música pode-se levar até mais de 10 minutos, dependendo da operadora, pacotes de dados, etc, já com a tecnologia 3G isso é possível de ser feito em um minuto mais ou menos.

Da mesma forma acontece com o envio de mensagens em aplicativos como whatsapp e telegram, ou para navegar pelo feed do Facebook ou timeline do twitter. Quando se usa a tecnologia 3G isso será mais rápido.

Vantagens da tecnologia 3G

O principal ponto de vantagem da tecnologia 3G das anteriores é que a navegação pode chegar a ser até 15 vezes mais rápida que as outras, dessa forma é possível fazer videoconferências pelo celular, tablet ou utilizando um modem, enviar mensagens, utilizar aplicativos de localização, GPS e muitos outros que não era possível com as tecnologias de dados móveis anteriores ao 3G.

Todos os smartphones, sejam eles de baixo, médio ou alto custo suportam a tecnologia 3G, inclusive alguns telefones ainda não aceitam tecnologia superior que a 3G e mesmo assim tem ótimas funcionalidades.

Como contratar tecnologia 3G

Para se ter acesso a redes com tecnologia 3G é necessário contratar um pacote de dados com uma operadora de telefonia móvel, todos os smartphones da terceira geração suportam o 3G, mas se você não fizer a contratação de um plano não é possível utilizar.

O planos variam muito, e você pode escolher um de acordo com as suas necessidades, se você utilizar pouco a internet fora de casa, pode comprar um pacote mais básico, mas se precisa de usar muito o GPS, mapas, aplicativos de localização, sites de busca, faz muitos downloads, o melhor a se fazer é contratar um pacote com maior quantidade de dados, para que você consiga utilizar tudo o que precisa.

Para contratar a tecnologia 3G você só precisa de entrar em contato com a operadora de celular que você tem e ver as opções de pacote disponíveis, assim que o serviço é solicitado você já começa a utilizar o pacote de dados e pode ter acesso a internet de qualquer lugar!